História e o que é - Ballet
O Ballet é um estilo de dança que se originou primeiramente na Idade Média porém teve maior consolidação durante o período Renascentista, nas cortes italianas. O Ballet é uma forma de dança de teatro, onde em suas obras podem ser contadas histórias, expressão de estado de espírito ou a reflexão de uma música. É o estilo de dança mais complexo que existe e cada movimento deve ser composto de força e graciosidade. Este estilo de dança, durante seu surgimento, se espalhou por toda a Europa mas teve grande força na França e na Rússia (podemos ver até hoje marcas dessa consolidação levando em consideração que as companhias de Ballet russas são, em geral, as mais famosas do mundo). O “Ballet Clássico”, do qual será falado, surgiu em meio à intrigas entre as técnicas russas e italianas. Tinha como função buscar o máximo de cada dançarino e demonstrar habilidade técnica. Um exemplo são os 32 fouettés de Pierina Legnani em “O Lago dos Cisnes”. (Fouetté é uma palavra que significa “chicote” e faz referência a jogada de perna do bailarino que é usada para girar).
As apresentações de ballet clássico mais conhecidas são: O Lago dos Cisnes, Giselle, O Quebra-Nozes, Dom Quixote, Coppélia, Le Corsaire, La Fille Mal Gardee e A Bela Adormecida e embora sejam apresentadas com coreografias adaptadas dependendo da companhia e do país, as danças continuam sendo apresentadas com suas músicas originais. As maiores companhias de ballet do mundo são: Paris Opera Ballet, Bolshoir Ballet Academy, Vaganova Academy of Russian Ballet, Royal Ballet School e Kirov Academy of Ballet. Grandes nomes do ballet mundial: Mikhail Baryshnikov, Martha Graham, Anna Pavlova, Agripina Yakovlevna Vaganova, Maurice Béjart, Márcia Haydée e Vaslav Nijinsky. Grandes mestres/professores de ballet mundiais: Pierre Beauchamps, Luís Dupré e Jean-Georges Noverre.
Embora anos tenham se passado desde a criação do Ballet clássico, muitas de suas características continuam presentes na atualidade. Entretanto, no preparo dos bailarinos, há o menor foco na questão do desenvolvimento fisiológico (força e resistência) e maior insistência no desenvolvimento das técnicas, o que não era o mais comum antigamente. Um fator notável é que no clássico, os movimentos rígidos e perfeitos mudaram e agora são mais interpretativos e leves.
O que leva o ballet a ser considerado algo nobre e de classe é o fato de se utilizar de músicas clássicas nas histórias (Mozart, Schubert e Beethoven), uso de vocabulário próprio, é praticado em todos os continentes de uma forma similar, é basicamente um universo próprio no mundo da dança.. Vale a pena destacar que para a nobreza italiana do século XVI era essencial saber dançar. Essa atividade fazia parte de sua educação e era vista como parte integrante da socialização na corte. Dessa forma, surgiram os primeiros professores de dança, que viajavam por diversas regiões ensinando essa arte para os nobres que queriam fazer bonito em eventos públicos e privados.
Bourdieu - Exemplificação e conexão
Durante a produção dos textos e das perguntas notamos uma fortíssima conexão com as ideias do sociólogo Pierre Bourdieu. O exemplo da taça d’água que tivemos em uma das aulas do estendido nos ajudou a compreender melhor e analisar a visão que as pessoas têm dos fatores do mundo. O exemplo seguia o seguinte preceito: ao colocar uma taça com água na frente de alguém de classe baixa ou média, na frente de alguém “comum”, o normal a se fazer seria beber essa água. Mas ao colocar esse copo na frente de alguém de classe alta, essa pessoa iria analisar a taça e seu material antes de beber essa água. Isso se daria por conta da influência recebida por cada um destes com base em sua condição social. Enquanto o indivíduo de classe mais alta terá sido ensinado de acordo com a “cultura correta ou de maneira culta” , o indivíduo de classe mais baixa terá sido ensinado apenas o comum, já que este não tem acesso à “educação culta” que o outro recebeu.
Adorno
O Adorno foi um sociólogo e filósofo importante no estudo relacionado à indústria cultural. O qual fala que o gosto é manipulado pela indústria cultural. Só gostamos do que conhecemos.
Ele aborda a temática da indústria cultural, a que vende cultura,transforma cultura e a arte em algo que gera lucro (pode ser considerado um fato, já que as apresentações de ballet pesquisadas pelo grupo se mostraram com um preço elevado, as danças urbanas por outro lado eram gratuitas ou tinham um preço acessível).
Análise
Em geral, notamos que a preferência pelo ballet pode se dar por um fator histórico social, visto que sua presença em sociedade ultrapassa mais de 100 anos. Embora tenha tanta presença na população, continua sendo um estilo artístico elitizado, levando em consideração o preço das apresentações, o público alvo e o necessário para se praticar tal dança. Por outro lado, o breakdance se mostra mais acessível a toda a população independente de classe social, já que suas apresentações são em maioria gratuitas e os materiais e figurinos utilizados durante estas são muito mais acessíveis e confortáveis ao bolso de qualquer cidadão.É notável também a falta de informação sobre o breakdance, já que durante nossa pesquisa para encontrar apresentações, houve grande dificuldade para achá-las. Já no ballet, não foi uma tarefa difícil visto que há maior compartilhamento de informações relacionadas a estes, tais como são vistas em materiais didáticos, redes sociais e outros meios de compartilhamento. Podemos fazer paralelo com a Mito da Caverna de Platão, onde as pessoas não querem sair da bolha do conteúdo que elas conhecem, neste caso o ballet, que será mais conhecido por conta da popularização da cultura da burguesia durante todos estes anos da história mundial (fator que faz ligação com o que foi dito por Bourdieu). Portanto, vemos que aquilo que é novo e tem origens populares não é tão desejado, já que há um histórico de situações onde a cultura popular é ignorada e/ou considerada errada e ruim. Um exemplo foi a situação que ocorreu com a professora Marina em sua escola de dança, que se situa em um bairro nobre, onde aulas de capoeira eram oferecidas, mas tiveram que ser removidas da grade curricular devido à ameaças e preconceito explícitos contra uma arte que não tem origem burguesa, mas sim de resistência, protesto e luta. Seguindo o raciocínio de Adorno, o ballet foi influenciado pela indústria cultural e transformado em mercadoria, novamente retomando ao fato de ser tão popular e ao mesmo tempo de difícil acesso. É possível associar com a entrevista da pessoa 3, a qual retrata a ignorância quanto ao breakdance e este estar em constante segundo plano, além de ser associado como um “restante” se posto lado a lado em comparação com outros estilos de dança.
Comments
Displaying 0 of 0 comments ( View all | Add Comment )