Kinlingor's profile picture

Published by

published
updated

Category: School, College, University

Da Idade Média à Idade Moderna - Período renascentista

Renascentismo - Renascença Cultural Europeia e Mundial

 Renascentismo pode ser representado como uma mudança na sociedade medieval, um momento de transição da Idade Média para a Idade Moderna. O fato desta transição, de certa maneira brutal ocorrer é demonstrado pela necessidade da não ocorrência à discursos religiosos por parte das pessoas, já que os eventos anteriores como surtos de doenças e diversas mortes tornaram-se difíceis de serem discutidos segundo uma religião que justificasse tais acontecimentos.

Portanto, houve a busca pela parte humana que pudesse explicar de maneira racional e usando o indivíduo como um dos principais fatores que trazem o período renascentista.

É marcado por ser um movimento de manifestação cultural, artístico, filosófico, científico e até mesmo político, econômico e social, afetando todas essas áreas e trazendo suas influências para elas de diversas maneiras. Uma grande relevância sobre sua maneira de ser imposto e reconhecido é a valorização da Antiguidade greco-romana e a perfeição das artes que se opunham ao então período anterior, a "época das trevas", que era levado como um atraso.

O fator histórico principal para a ocorrência de uma transformação na visão de mundo da sociedade da época foi a crise do Feudalismo e o surgimento e imposição do Capitalismo e o que foi causado também foi a mudança da percepção sobre o que seria o centro de tudo. Este fator, outrora sendo como Deus (visão teocentrica) foi transformado e tornou-se o homem (ser humano) como centro de todo o Universo. Embora muitas crenças e visões tenham sido quebradas ou mudadas, não se é considerada uma ruptura total e extremamente forte entre a Era Medieval para com a Modernidade.

Algumas características principais do Renascentismo foram: Antropocentrismo, racionalismo, valorização da antiguidade clássica, cientificismo e individualismo.

Pode-se ver que durante este período, a racionalização era principal fator levado a sério, ou seja, era uma importante questão e baseava os trejeitos daquela população, fazendo com que os questionamentos antes explicados pela religião, fossem agora procurados da maneira mais racional possível.

— Acredito que na atualidade há a carência por está busca por uma nova forma de se enxergar a humanidade já que, em maior parte, sempre somos levados à crer que tudo que havia a ser descoberto de "filosofico" já passou e agora devemos lidar com isso e levar nossa vida com base nestes questionamentos e movimentos passados ao invés de buscarmos algo novo que possa servir de fonte para uma criação de outro renascentismo. Não diria que seria algo fácil já que eu sequer consigo imaginar uma criação de um movimento artístico em larga escala como este e que diferencie-se de tudo que outrora já havia por ter sido criado, mas imagino que ao se encontrar artistas e pessoas sufocadas por esse tédio constante do mundo artístico uma mudança seja capaz de ocorrer e, assim, um "Novo Renascentismo" que trará toda essa frustração artística, econômica e social em forma de um novo questionamento à humanidade.


0 Kudos

Comments

Displaying 0 of 0 comments ( View all | Add Comment )