Kanjis fantasma são caracteres da língua japonesa que não tem um significado (o exemplo mais notório dessa "anomalia linguística" é o 彁). Dos mais de 6,000 kanjis existentes na língua japonesa, 12 deles são considerados fantasmas.
Esse fenômeno foi inicialmente notado quando se foi percebido que alguns kanjis presentes em escrituras não eram presentes em dicionários ou dicionários dedicados aos "kanjis anciões" (auto-explicativo; kanjis que caíram em desuso). O instituto nacional japonês linguístico decidiu investigar esses kanji misteriosos, e descobriram que eles na verdade eram sim usados. Em nomes de lugares.
Porém é especulado que alguns desses kanjis na verdade foram erros de escritas (por exemplo o 壥, que provavelmente era para ser 㕓, ou 妛, que era para ser um 𡚴, possivelmente)
Agora eu irei falar um pouco do infame 彁. Também é teorizado que esse kanji é so outro erro de escrita, mas eu irei dizer outra teoria. É comum que no japonês alguns kanjis tenham uma "progressão" que "intensifica seu significado". (Por exemplo, o kanji de árvore 木 que vira bosque 林 e então floresta 森. Esses caracteres repetem o 木). Existe um kanji japonês que significa "grandeza", ou algo valioso, que seria o 可. Percebe sua semelhança com o 彁? Além disso, seria um kanji que se repete. Possivelmente (caso fôssemos atribuir um significado a esse kanji fantasma), ele significaria algo como "uma coisa de grandíssimo valor; algo superior".
Enfim, esse foi meu blog falando um pouquinho desse interessante fenômeno linguístico. Eu não sei muito japonês, mas espero que minha explicação tenha ficado pelo menos um pouco sucinta. Abraços
Comments
Displaying 1 of 1 comments ( View all | Add Comment )
Pri.scila 🇧🇷
Wow, que interessante!