filhadoslowdive's profile picture

Published by

published
updated

Category: Life

Minha experiência com insônia tendo estudado de dia, de tarde, de noite e integral

Não necessáriamente nessa ordem, mas sim, já estudei de dia de tarde, de noite e integral. Por que eu mudei tanto de turno? Não encontro nada que dê certo para mim desde que entrei no primário.

Comecei na manhã como a maioria. Eu estava até bem nos primeiros anos, era indiferente e mesmo não gostando de acordar cedo assim como toda criança eu sempre ia pra aula sem reclamar. No começo era bem normal, até eu não conseguir dormir mais. Não vou realmente me lembrar o motivo ou em que momento eu percebi que não dormia mais, mas desde que me lembro por gente tenho insônia.

Consigo visualizar cenas de mim implorando pra minha mãe não dormir e ficar conversando comigo até eu sentir algum sono só que eu era extremamente hiperativa e minha mente não conseguia descansar tão fácilmente. Eu sempre chorava quando eu percebia que ela estava dormindo e não me escutando, hahah. Naquele momento isso não me afetava na escola pois eu não me cansava muito já que as matérias da escola eram muito fáceis e eu não fazia praticamente nada em casa, nem brincar. Depois de um certo tempo, minha mãe não aguentava que eu ficasse falando na hora que ela estava tentando dormir pois ela trabalhava demais e realmente precisava descansar então ela passou a me dar o celular dela pra eu me distrair em vez de conversar. Isso só piorou tudo, mas infelizmente eu não tinha idéia disso quando eu era criança. Não queria mais dormir, ficava acordada até mais tarde do que antes e só não faltava aula porque minha mãe não deixava de jeito nenhum. Eu sempre estava muito cansada, mas nunca dormia na escola, de alguma forma eu conseguia ficar com energia lá, talvez fosse a vergonha de dormir na frente de todo mundo ou o café da manhã e o lanche me davam uma certa energia. Por ser uma criança eu tinha energia sobrando, então não conseguia dormir de manhã, mas passei a dormir menos justamente pq so dormia uma parte da madrugada ou então dava alguns cochilos fora de hora.

Alguns anos depois eu fui para o ensino fundamental 2 e aí comecei a ir mal pra escola. Eu não me arrumava, não comia, e muitas vezes nem tomava banho pra ir. Não dava mais tempo de nada pois eu acordava muito tarde. Eram bem raras as vezes em que meu sono regulava ou que eu fosse pra aula no horário certo. Mas eu nem tive tempo de notar quando no 7° ano a pandemia veio. Foi bom pra mim, mas eu não detestava a escola tanto assim na época e por ficar o dia inteiro sem fazer nenhum esforço eu passei a ter mais insônia ainda e passar muitos dias acordada e só dormir quando não aguentasse mais.

Depois de 1 ano as escolas voltaram ao normal e eu pedi pra minha mãe me transferir pra uma escola integral no 8° ano achando que se eu passasse o dia inteiro na escola eu conseguiria consertar minha insônia pois eu seria forçada a ficar acordada. Bobagem minha, eu passei a dormir na escola e a insônia perdurou pelos últimos 2 anos do meu fundamental. A escola se preocupou comigo e tentou me dar um tratamento psicológico que não foi pra frente. A psicopedagoga me avaliou e disse para minha mãe me levar num psicólogo, mas minha mãe não tinha tempo então acabou não rolando nada e eu fui para o ensino médio assim mesmo.

Eu não tinha idéia de como tive a sorte de passar no ensino fundamental tendo ido tão mal por dormir demais e faltar demais, mas no ensino médio isso não rolou. Eu faltei tanto que acabei reprovando o 1° ano. Eu pedi pra que minha mãe me mudasse pra noite que seria melhor pra mim. Pouca demanda de tarefas, um horário que eu não sentiria sono e as aulas acabariam mais cedo. Tudo eram flores, foi um ano ótimo pra mim e eu tirei boas notas.

No segundo ano do ensino médio tive uma feira dos munícipios no fim do primeiro semestre eu tive uns desentendimentos que viraram briga com dois colegas da minha sala e eu fui transferida pra tarde enquanto eles foram transferidos pra outra escola.

Estudar de tarde não tem sido nada fácil, estou no meu segundo mês estudando a tarde e quase não fui pra escola. Eu fiquei impedida de ir por 15 dias pela escola até eles decidirem se eu seria transferida pra outra escola ou só para outro turno. Depois fiquei de atestado no sistema para anular essas faltas das quais não tive culpa, já que a própria direção disse pra eu não ir pra escola, aí eu comecei a faltar por conta do sono, as vezes eu acordava bem proximo do horario da escola, as vezes demorava demais me arrumando e nao conseguia entrar a tempo ou entao tentava fazer as tarefas e me arrumar ao mesmo tempo e acabava me atrasando. Sempre tem um motivo. Eu não conseguo fazer as tarefas de noite pq eu dormo assim que piso em casa e qnd eu acordo quase de madrugada meu cerebro nao ta bom pra fazer tarefa nesse horario, fora o desconforto de ter que ir pra sala, que é calor e não tem onde eu colocar o carregador do meu computador, pra nao acordar minha avo nem meu irmao. Além disso, ainda é capaz dos meus pais acordarem, me verem e me brigarem por estar estudando esse horário. Mas é o único jeito pra mim, nos outros horários eu simplesmente não funciono e sempre tem algo me impedindo, seja o sono ou outros obstáculos, como por exemplo minha própria família. Eu tenho uma vida fora da escola e é bem díficil de conciliar as duas coisas estudando a tarde. Eu desejo muito ter um emprego e continuo enviando currículos, mas fico imaginando o quão louca eu ficaria se tivesse que trabalhar enquanto estudo de tarde. Eu realmente espero que as coisas deêm certo, porque eu estou me esforçando afinal.

Conclusão: O melhor horário que já estudei foi a noite, porque foi onde mais me senti bem comigo mesma, não me sentia um fracasso, tinha mais tempo pra estudar, ir pra lá não era mais torturante e não era um incomodo porque era o único horário que eu estava disposta e disponível. Eu não fazia nada de noite mas sempre tinha muita energia e estudar a noite me ajudou muito com muitas coisas, fora que a carga era bem menor. Eu imagino que quase ninguém deve odiar estudar de noite e acho que a maioria das pessoas deveriam ter essa experiência por obrigação ou não, porque facilitou muito minha vida, alguém com insônia crônica. Sair da noite voltou a me atrapalhar e eu frequento menos aulas do que antes, mas estou me esforçando em me adaptar a tarde. Meus planos são voltar para a noite no ano que vem e fazer o EJA, o projeto de terminar o ensino médio mais rápido pra quem repetiu de ano.


0 Kudos

Comments

Displaying 0 of 0 comments ( View all | Add Comment )