The Beach
Novamente eu aqui falando sobre The Neighbourhood. Não é mistério nenhum o quanto sou apaixonado nessa banda, então nem seria eu se eu não tivesse fazendo mais um post sobre eles aqui. A música escolhida da vez é "The Beach", ou em português, a praia. Ela é uma das músicas dentro do álbum Wiped Out!, e foi lançada em 2015. A canção aborda diversos temas de forma um pouco discreta que muitas vezes podem confundir a cabeça do ouvinte e, nesse post, vou debater resumidamente sobre o que é falado na música.
╔════════════════════╗╔════════════════════╗╔════════════════════╗
Logo no começo, a letra dá a entender que eu-lirico passa por uma situação de dependência emocional, principalmente com trechos como: "eu não quero mentir, estou dependendo de você" e "eu sinto isso me queimando, eu sinto isso queimando você". A música, principalmente em seu início, diz muito sobre conflitos internos de alguém que lida com a ideia de ser um fardo para aqueles que são amados e que convivem ao seu redor, ademais, convivendo com o medo constante de ser machucado pelos mesmos. Em diversos trechos, ela reflete os dois lados de querer se aproximar de uma pessoa e ter medo de causar dor e destruição, se importando muito mais com o que pode causar com o outro do que consigo mesmo.
"I hope i don't murder me,
I hope i don't burden you"
(Eu espero não me matar,
Eu espero não te incomodar).
Inclusive, a metáfora dita em "Posso admitir, eu não sou à prova de fogo, Eu sinto isso me queimando" é uma simbologia da fragilidade que o ser humano possui diante de emoções turbulentas, sobretudo sobre dependência (no caso da música). A repetição das frases "estou doente e cansado também", revela uma sensação de estar exausto e se sentir esgotado em diferentes situações do cotidiano, e essa sensação agravar com os problemas nas relações pessoais.
Entretanto, a parte que mais quero falar (até porque só decidi escrever sobre essa música por conta desse trecho) é a que dá razão ao nome da música, "a praia". No fim da música, um pequeno trecho é cantado de forma diferente, em um ritmo diferente, citando a praia, o mar e nadar dentro dele. A metáfora que pode ser entendida por meio dessa parte é que o desejo de nadar representa um apelo por apoio e conexão em meio ao caos, reconhecendo os perigos que podem existir ali. A praia é o conforto e refúgio dele, e quando ele cita sobre ela, ele também diz "eu preciso de você aqui comigo, porém estamos no mar aberto", o que pode significar que mesmo estando no seu refúgio, na praia, ele ainda quer encarar as emoções e desafios a serem enfrentados, nadando no mar. A necessidade de ter alguém do lado, com "eu preciso de você aqui comigo", mostra a importância das relações pras pessoas, mas como isso pode se tornar algo frágil, em que se depende um do outro para enfrentar suas inseguranças mas ainda possui medo de confiar seus problemas no outro.

Portanto, a música reflete a fragilidade das relações humanas e a coragem que é necessária para enfrentar seus medos e o caos dentro de si, adentrando o oceano de vulnerabilidades para poder conhecer a si mesmo. Além disso, o medo de machucar e ser machucado é de grande ênfase dentro do restante da música, lembrando a todos que carregamos inseguranças conosco e que não é necessário enfrentá-las sozinhas, mas não depender de ninguém para se manter seguro em meio ao mar.
"Swim with me
I think I can see the beach"
obrigado por ler :3
Comments
Displaying 0 of 0 comments ( View all | Add Comment )