No Longer You e Monster
Atenção: Esse post tem a ver com o post anterior (com título de Epic: The Musical). Se começar a ler por esse, pode se perder no contexto da história, então recomendo ler primeiro aquele depois esse, é isso.
☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎ ☠︎
Eu citei no meu primeiro post que ia fazer algumas análises de músicas separadas do musical, e cá estou eu pra uma delas. Como disse anteriormente, existem diversas sagas dentro do musical de epic e uma delas é "o submundo". Dentro dela existem 3 músicas: "O submundo", que resume o lugar em que eles entram, encontrando aqueles que já se foram; "Não Mais Você", em que o profeta cita acontecimentos futuros (inclusive ele dá um monte de spoilers e o coro da música também); e por fim, "Monstro", que Odisseu reconhece que necessita mudar para proteger sua tripulação e chegar em casa. Eu quero falar especificamente sobre as duas últimas e a relação que elas têm entre si.
Ao chegar no profeta, Odisseu pede por respostas para sua jornada e o que ocorreria futuramente. O profeta diz que vê músicas sobre romances antigos, momentos de traições, um quase irmão e sua última vez de pé. Além disso, vê Odisseu a beira da morte e um homem que chegará em casa, mas não é mais ele.
"I see a man who gets to make it home alive
But it's no longer you"
(Eu vejo um homem que consegue chegar vivo em casa,
Porém não é mais você)
Com isso, Odisseu fica arrasado e a terceira e última música da saga começa a tocar. Durante a canção "Monster" (monstro), ele questiona como tudo virou contra eles, como seu sofrimento era interminável e se pergunta se deveria mudar sua atitude. Ademais, diz: "e se talvez a maior ameaça que encontrarmos no oceano seja eu?", questionando ter cruzado a linha, ser aquele que matou todos, aquele que foi gentil com seus inimigos mas um monstro pra eles mesmos. Com todas essas intrigas em mente, ele relembra seu passado e todos aqueles que ele dizia ser monstros que enfrentou. O ciclope, Circe, Poseidon e a si mesmo. Será que eles estavam errados em defenderem a si mesmos? Então chega a conclusão que dá o nome da música: "e se eu me tornasse o monstro?" Se tornando o monstro da história, jogando toda sua culpa fora, ninguém poderia machucar eles e a situação iria se reverter, garantindo a chegada em casa. Então, ele se torna o monstro.
"I must become the monster, then we'll make it home"
(Eu devo me tornar o monstro, e então chegaremos em casa)

É notório que as duas músicas se conectam uma com a outra. Quando o profeta diz que vê um homem chegando em casa porém não é mais o Odisseu, ele não quis dizer que ele iria morrer ou não chegaria em casa nunca. Na verdade, ele perde toda sua humanidade, deixando de ser a si mesmo pelo bem do seu grupo e pelo desejo incessante de chegar em casa e ver seu filho e esposa. Ao perceber que os monstros que ele enfrentou se protegiam com sua frieza e maldade, ele se torna exatamente isso por conta da proteção.
É incrível como cada música se liga de uma forma sútil e interessante, dando contexto a história e mostrando como às vezes deixamos os nossos sentimentos de lado para protegermos a nós mesmos do que consideramos perigoso no resto da sociedade, tudo com o desejo de felicidade ou, como o Odisseu queria, encontrar a nossa segurança, nossa casa. Epic é completamente cheio de referências de músicas em outras músicas e cada detalhe que encontro é incrível.
"Ruthlessness is mercy upon ourselves"
(Crueldade é misericórdia sobre nós mesmos)
obrigado por ler :3
Comments
Displaying 0 of 0 comments ( View all | Add Comment )