Nesse blog vou falar um pouco sobre uma artista brasileira que alguns meses atrás (em 6 de setembro de 2024 mais especificamente) viralizou no TikTok brasileiro com o seu primeiro single autoral “Melancholic Blue”, música essa que virou uma das favoritas da minha playlist.
“Por muito tempo, eu cantei o que outras pessoas tinham a dizer. Agora, quero cantar o que eu tenho a dizer.”
Ivana Wonder é uma personagem criada por Victor Ivanon, nascido em Sertãozinho, nordeste do estado de São Paulo, filho único de mãe professora pública e de pai autônomo. Formado em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (FAU/USP), Ivanon diz que a criação de Ivana Wonder, em 2014, foi influenciada pelo curso de graduação e vice-versa, uma vez que a drag foi seu projeto de conclusão de curso. “Talvez eu não seria a drag que eu sou se não fosse designer.”
Ivana debutou no mercado fonográfico há seis anos com single editado em 2018 com abordagem do samba-canção De cigarro em cigarro (Luiz Bonfá, 1953), standard do repertório de sofrência e solidão apresentado na voz noturna da cantora Nora Ney (1922 – 2003), além de ter feito colaboração em single do artista intitulado Vermelho no disco Rock the box (2018).
Ivana Wonder foi inspirada em cantoras dos anos 1950 e 1960, como Maysa e Dalva de Oliveira. “Elas pertencem à época de ouro da música popular brasileira”, Victor comenta. “Interpretavam letras complexas, intensas, sofridas e, às vezes, até meio bregas, que me tocam de um modo muito forte.”
Segundo suas plataformas de streaming, Ivana Wonder é uma artista não-binária, drag queen, cantora e performer que se destaca por sua versatilidade e sensibilidade musical. Em sua carreira solo, Ivana explora as nuances da música popular brasileira e acústica, criando canções que ressoam com emoção e autenticidade. Suas composições são marcadas por uma profundidade lírica e melódica, refletindo experiências de vida, amor e autodescoberta. Com uma presença e imagem cativantes, e uma voz poderosa, Ivana Wonder oferece ao público uma jornada íntima e envolvente. Sua arte é uma celebração da diversidade, da saudade, da descoberta e da reconexão, sempre buscando criar um espaço onde todos possam se expressar livremente.
Sobre seu primeiro single autoral "Melancholic Blue"
Composta com inspiração em ensaio fotográfico feito por Ivana em 2021 com o namorado Lucas Cobucci, com imagens que capturaram o sentimento coletivo de solidão e isolamento no período pandêmico, Melancholic Blue nasceu em inglês a partir de base de blues. Guardada, a música voltou à mente de Ivana Wonder quando a artista começou a alinhavar neste ano de 2024 o conceito do álbum autoral que lançará em 2025. A cantora então repaginou a música com novo arranjo e com letra em português. Três anos depois, Melancholic Blue chega enfim ao mundo nas duas versões, em português e em inglês, caracterizada pela artista como “Uma canção de solidão e esperança”.
"Melancholic Blue" é uma canção que, como o próprio nome indica, mergulha de cabeça na fossa, com direito a piano pesado e clima cabaré. Não à toa, versos tipo “Quando eu olho além do espelho, só me vejo desistir” e “Mas nesse azul profundo, eu só quero chorar” são destilados na potência vocal de Ivana, cujas confissões melancólicas, como dito anteriormente, foram compostas ainda na pandemia.
Ivana tem, por ora, duas canções nas plataformas musicais: o recém-lançado single autoral “Melancholic blue” (com versões em português e inglês) e a regravação “De cigarro em cigarro”, sucesso do repertório de Nora Ney, outra diva de suas décadas favoritas. Também está finalizando o álbum de estreia, “Ivana Wonder — Primeiro Ato”, que tem previsão de lançamento para o semestre de 2025. Enquanto isso, encanta plateias de clubes noturnos paulistanos com shows intimistas que mesclam composições próprias e clássicos como “Modinha” e “Fumando espero”.
“A Ivana nasce de um estado de melancolia, na figura de um palhaço, nessa busca por usar a maquiagem e a drag como uma forma de expressão. Analisando isso depois de muitos anos, me dei conta que tudo foi construído de maneira muito inconsciente. São manifestações do meu subconsciente.”
> Versão em Inglês 👇
Fontes:
O SUBCONSCIENTE NOSTÁLGICO E MELANCÓLICO DE IVANA WONDER
Cantora drag Ivana Wonder revive era de ouro da música brasileira e prepara álbum
Comments
Displaying 0 of 0 comments ( View all | Add Comment )