kittyy⛤'s profile picture

Published by

published
updated

Category: Fashion, Style, Shopping

Conceito de elegância imposto pela sociedade elitista

   O que é elegante? O que é ser elegante? O que é ter uma decoração elegante?

   Conforme vemos o termo "maximalismo" crescendo, e  pessoas maximalistas se mostrando para a sociedade e internet, vemos também um alto crescimento de pessoas falando sobre como isso é deselegante, fubango e feio. Mas será que isso é apenas opinião ou é preconceito?

   Elegância é apresentada para nós como trajes formais, personalidade tranquila e discreta e até uma decoração de casa com charme e sofisticação. Tudo que por contra isso na opinião da grande maioria das pessoas é considerado feio, brega e "poluído", podemos ver essa "opinião" na prática no nosso dia a dia mesmo, basta olharmos as casas construídas antigamente com as casas construídas hoje em dia, antigamente podíamos ver que tínhamos vários quadros com fotos da família, muitos tapetes tricotados a mão, plantas por todo quintal, pinturas com cores marcantes como laranja, verde e amarelo claro, com pisos de lajes quebradas, sem falar na famosa capa pra botijão de gás tricotado. Hoje em dia vemos casas brancas ou pretas, com pisos brancos, móveis pretos ou brancos, e só um relógio na parede. Mas como isso tudo pode se enquadrar no preconceito? Afinal até agora é uma opinião que não é a mesma? 

     Bom o preconceito começa quando vemos alguém julgando a vestimenta, moradia e até mesmo a cor de uma pessoa pelo simples fato de não estar nos padrões "elegantes", e  isso se forma a partir da opinião de pessoas que nos controlam para pensar assim, ou seja, uma sociedade elitista. Mas como eles nos controlam? Fácil, comerciais de roupas, lojas do shopping, programas de tv (como Esquadrão da moda)a evolução da moda no contexto histórico em si foi pensado para a sociedade elitista conseguir te controlar, e tem até uma frase no filme "O diabo veste Prada" que explica isso exatamente, onde a Miranda diz que incluir cada detalhe de uma roupa é pensado especialmente para chegar no nosso guarda com a ideia de que nos escolhemos o que vestimos, mas na verdade são eles, e isso não é aplicado só com roupas, como eu disse no exemplo das casas.

     Como a moda se tornou acessível à população, ao passar do tempo ela foi se adaptando ao público que ela foi atingindo, se moldando as condições financeiras da população, culturas, religiões e contextos históricos da época, e com a chegada disso a sociedade elitista foi ficando cada vez "menor" na moda, abrangendo assim, não sendo mais a tendência, nem algo que era tão valorizado quanto no tempo em que a população não tinha acesso, afinal se a população não podia então isso era o desejado, era único e exclusivo para se diferenciar dos pobres, mas agora que é acessível eles querem outro conceito para diferenciar os ricos dos pobres e foi assim que a "elegância" foi sendo construída, como forma de separação de sociedades por condições financeiras e até como um ato racismo na época.

      Por isso, antes de querer seguir uma tendência de moda, ou se encaixar no conceito de "elegante" e "bonito", pense que você não só vai perder completamente sua essência e personalidade, como também vai estar apoiando uma ideologia preconceituosa, racista e opressora.


0 Kudos

Comments