juh 's profile picture

Published by

published
updated

Category: Life

Efeito de Mera Exposição

A um tempo atrás descobri que uma pessoa machucou alguém que eu amo, então através disso comecei odiar ela, e esse ódio todo virou obsessão, e essa obsessão virou empatia.

Eu odiava tanto ela, queria que ela pagasse por tudo que fez, queria que ela soubesse o que tinha feito, e só de pensar que ela se orgulhava disso, meu corpo inteiro fervia. Eu não tinha onde depositar toda essa raiva, então foi onde comecei stalkear ela, comecei acompanhar a vida dela, e foi assim, por muitos meses, até que virou parte da minha rotina já, não passava um dia que eu não entrada nas redes sociais dela, e eu, estudante de psicologia sei que isso não é saudável e normal, porém já não conseguia mais parar, era como uma droga pra mim. Então um dia percebi que meu ódio por ela passou, eu continuava acompanhando sua vida mas não por raiva, e sim por que virou costume, então eu comecei a sentir vontade de virar amiga dela, mas como eu poderia ser amiga de uma pessoa que machucou tanto alguém que eu amo, quem seria pior, eu ou ela?..

O termo psicológico disso é Dessensibilização Sistemática, ou Efeito de Mera Exposição, onde você odeia tanto algo, ou tem medo de algo, que ao se expor aquilo, esses sentimentos de repúdio vão embora e são substituídos pela empatia, uma percepção mais positiva sob o assunto, o objetivo é aumentar a tolerância aos estímulos temidos, eliminar comportamentos de medo e evitação, Ajudar a superar medos, Ajudar a aprender a enfrentar o medo.

Mas no final, eu sei que precisa parar e que não está sendo saudável pra mim, só espero que a psicologia me ajude, o psicólogo da faculdade me disse que é como uma droga, tenho que ir me afastando aos poucos, mas já virou uma parte dão grande da minha rotina, que ao mesmo tempo que quero parar, também não quero, eu queria sentar conversar com ela, saber o que ela acha de mim saber sobre a vida dela como ela é, mas queria mesmo me resolver, porém não tem como eu mandar mensagem, sabendo que é uma briga que eu estou brigando sozinha, acho que isso nunca vai chegar ao fim pois nunca vou conseguir me resolver com ela.


3 Kudos

Comments

Comments disabled.