O filme Reencarnação acompanha a recém-noiva Anna, que, após sofrer a dor da perda e luto pelo ex-marido, aparentemente segue em frente e aceita passar o resto de sua vida ao lado de seu noivo, Joseph. Infelizmente, pouco tempo após sua festa de noivado um garoto surge em sua vida afirmando ser seu marido falecido que reencarnou, embora anteriormente tenha sido cético em relação à vida após a morte.
O filme se inicia com o próprio Sean dizendo não acreditar em vida após a morte, mas que, se sua esposa morresse e surgisse um pássaro afirmando ser ela e dizendo-lhe coisas pessoais que só ela poderia saber, ele, por mais inacreditável que pudesse parecer, iria acreditar e querer que aquilo fosse verdade. Logo em seguida Sean morre ao infartar durante uma corrida no Central Park. Dez anos se passam e acompanhamos agora Anna, a viúva de Sean, que está noiva de Joseph e aparenta ter superado o processo de luto, mesmo que tenha levado dez anos para isso, mas que finalmente se vê pronta para aceitar o compromisso de se casar novamente. Logo no início vemos uma amiga próxima do ex-casal (Sean e Anna) acompanhando seu marido na festa de noivado, mas, por um motivo ainda oculto, ela foge com o presente e se livra dele ao enterrá-lo e substituí-lo por outro qualquer. Porém, ainda no lobby, ela avista um garoto estranho observando-a, que mais tarde se revelaria como Sean. Confesso que inicialmente não desconfiei da lealdade da amiga e imaginei que o presente, que obviamente eram cartas ou um diário pertencente ao falecido, seria entregue como um gesto para confortar o coração de Anna. Vemos então que o menino a perturbação e, antes que possamos saber o porquê disso, voltamos a acompanhar a amiga de Anna na saga de substituir o presente deixando em aberto não só o motivo pelo qual ele a perturbação, mas também se ele desenterrou o presente e descobri o que havia dentro.
O aniversário da mãe de Anna chega e a família se reúne para comemorar, mas justamente nesse dia a suposta reencarnação de Sean aparece e revela sua identidade para Anna, junto de um pedido para que ela não se casasse com Joseph. A princípio, Anna rejeitou a ideia e acreditou se tratar de uma pegadinha ou um engano, possivelmente causado por algum problema psiquiátrico do garoto, mas com a insistência dele, ela se viu obrigada a testá-lo para tirar a prova, visto que sua confiança e o relacionamento são abalados com a chegada ou volta de Sean. Os pais do garoto concordam em deixar que Anna e sua família tentem convencê-lo de que tudo não passou de um delírio e engano, já que o menino se recusava a ouvir os pais e dizia não ser mais filho deles, mas sim a reencarnação de Sean.
O filme brinca com a ideia de que aquele garoto de fato é Sean, mas ao mesmo tempo joga pequenas dicas de que talvez ele tenha apenas fortalecido tal identidade. No fim, quando o garoto reencontra uma amiga de Anna que teria sido apresentada com as cartas do marido falecido, ele "descobre" que havia apenas se enganado, pois é revelado que, caso este fosse o mesmo Sean, teria sido procurado porque tinha um caso com Laura e havia cartas escritas por Anna para provar seu amor pela amante. Desiludido e um tanto chocado com a revelação, o garoto diz a Anna que havia se enganado e que não poderia ser a reencarnação de seu marido, pois ele a amava, enquanto Sean não era o suficiente. Depois de ter nutrido a esperança de que o amor de sua vida havia retornado dos mortos, Anna novamente tem de processar o luto e aceitar que não poderia se enganar para acreditar que Sean havia revivido. Anos já feito no passado, ela estava prestes a se casar e deveria deixá-lo apenas como parte de um passado bonito e distante.
O filme se encerra durante o casamento de Anna e Joseph numa tarde tardia na praia, cercado por seus pais e amigos. Ao fundo, ouvimos Sean criança desejar uma boa vida para Anna, enquanto diz ao telespectador que agora frequenta um terapeuta, se trata e que um dia crescerá e tudo o que fez será esquecido. Anna, por sua vez, desaparece de seu próprio casamento e é encontrada desorientada e abalada à beira da praia por seu noivo Joseph, aparentemente sentado em um devaneio, o que indica que possivelmente ela possui alguma condição psiquiátrica.
Os minutos finais do filme deixam em aberto a possibilidade de que aquela criança realmente pudesse ser a reencarnação de Sean, ao mesmo tempo que sugere que talvez não. Bem, ao menos na minha opinião, aquele era sim o marido falecido de Anna. Uma explicação válida para isso é que, embora tenha de fato reencarnado, reencontrar o amor de sua vida despertou parte de suas memórias e, por esse mesmo motivo, ele não teria recuperado absolutamente todas as lembranças, como as de sua amante. Também há a hipótese de que o menino apenas leu as informações na carta e, por ter o mesmo nome e ter nascido pouco depois da morte de Sean, ele acreditou piamente se tratar de uma reencarnação. O fato é que Anna foi extremamente apegada ao marido e que sofreu por uma década com a perda, sendo que mesmo no início do filme, quando ela se "despede" no cemitério e dá uma chance para um futuro com Joseph, ainda havia sentimento e saudade pelo falecido. Eu procurei algumas análises outras para saber se havia sido criada a hipótese do porque Sean traiu Anna e porqu não a deixou, mas não encontrei nada minimamente semelhante ao que pensei; Anna Sofria de alguma condição psiquiátrica, ou apenas nutria uma carência extrema por Sean, por isso ele decidiu não deixá-la e manter um relacionamento extraconjugal com Laura. Veja bem, não digo que ele não a amava ou se relacionava com ela por interesse, mas acredito que o amor ardente que Anna disse que eles sentiram um pelo outro foi se apagando com o tempo.
Comments
Displaying 0 of 0 comments ( View all | Add Comment )