Kinlingor's profile picture

Published by

published
updated

Category: Games

Start strong, play smart - Best Openings in Chess

Como uma recém jogadora de xadrez completamente apaixonada pelo jogo (e também comemorando o aniversário de um dos meus enxadristas favoritos, Carlsen, jogando um torneio de blitz), decidi fazer um post que pra mim seria de grande importância ver ao se decidir iniciar os estudos no xadrez: melhores e principais aberturas para se iniciar um jogo.

Com base em testes meus e opiniões de enxadristas famosos, optei por fazer essa coletânea e dar-lhe algumas ideias sobre movimentos bons que podem ser usados no começo de uma partida.


O que é uma abertura e como se sair bem nela?


Abertura, como o próprio nome já diz, é o movimento da peça inicial (realizado pelas brancas ou pelas pretas) que irá iniciar o jogo e definir o padrão de percurso do cenário no tabuleiro. Ou seja, movimentos iniciais ditam com muita força o rumo que a partida irá tomar ao longo do tempo.

Alguns princípios de abertura necessários para haver um bom desenvolvimento são: o domínio do centro, o desenvolvimento progressivo de peças, a segurança do rei e da dama e a atividade das peças ao máximo possível.


Aberturas



  1. E4 - Abertura com Peão Rei

A mais conhecida e tão exaltada por Bobby Fischer (A melhor por teste) abre possibilidades incontáveis e é uma das iniciações mais famosas para movimentos como Italiana, Defesa Francesa, Ruy Lopez, Escocesa, Jogo dos Quatro Cavalos, Ponziani, entre várias outras. Ela ocupa o centro, assumindo controle, abrindo linhas fortes de desenvolvimento e sendo uma das mais agressivas, dá oportunidade para ótimos ataques. Na imagem acima há uma representação das possibilidades de ataque e defesa de ambos os lados que tal abertura dá para o desenvolvimento inicial.


  1. d4 - Abertura do Peão da Dama



Agora, se o que queremos é uma abertura com um desenvolvimento de jogo extremamente elegante e que a brincadeira fica séria, devemos iniciar com um d4 sem dó nem piedade. A abertura com o peão da dama nos leva à uma série de propostas de sistemas maravilhosos como o Gambito da Dama (nada de Gambito da Rainha!!!), Eslava, Defesa Chigorin e outra que também acho exxxxtremamente bonita e de bom gosto, o Sistema London. Assume-se o controle do centro e causa temor no adversário. Se ele abre a dama, quer dizer que muito provavelmente sabe jogar. Além disso, o peão aberto já estará defendido pela própria Dama, o que, na minha opinião, é uma vantagem tremenda. Assim como a Réti, leva a um jogo mais tático e posicional do que pra um jogo de fato teórico.


  1. Cf4 - Abertura com Cavalo direito ou Réti

A abertura Réti é conhecida pela sua versatilidade e abordagem estratégica. Ao evitar dominar o centro de imediato, ela permite uma adaptação aos planos do adversário, oferecendo flexibilidade e surpresa pro adversário, que provavelmente irá esperar uma E4 com uma ótima Italiana. O desenvolvimento rápido das peças menores, como os cavalos, contribui para uma estrutura sólida e dinâmica, mantendo opções abertas para controlar o centro de forma indireta. Além disso, a Réti pode transpor para outras aberturas, como a Catalão ou a Inglesa, confundindo adversários que dependem de preparação teórica específica. Essa abordagem é repleta de criatividade e jogo posicional, priorizando manobras táticas ao invés de linhas teóricas entediantes.


Esse simples ranking é apenas com base nos meus próprios jogos, que não foram tantos. Além disso, eu usei como base o que meus professores me orientaram e também o que eu aprendi nas partidas dos GMs que eu tanto gosto de acompanhar.


0 Kudos

Comments

Displaying 0 of 0 comments ( View all | Add Comment )