Narciso e Eco, o retrato da atualidade. Atualmente, com o advento da internet, nos tornamos aquilo que há tempo se contava às crianças: o famoso mito do homem que se apaixonou pela própria imagem e da ninfa que apenas repetia o final do que lhe era dito. O que vemos na internet é um reflexo daquilo em que acreditamos, prendendo-nos numa eterna bolha de nossas próprias crenças ditas por outras pessoas de opiniões semelhantes.
Redes sociais como Twitter, Instagram, Tiktok e Facebook são responsáveis por tornar o seu ambiente online mais agradável, sugerindo conteúdos que você parece gostar de ver. Discussões sobre séries, política, esportes e muito mais tornam-se apenas um eco de seus próprios pontos de vista expressos por outras pessoas com a mesma visão sobre determinado assunto, tornando-o dependente da “sua própria imagem”.
Conforme retratado no mito “Narciso e Eco”, navegar na internet e nas redes sociais tornou-se uma forma de ver apenas o que acreditamos, tal como Narciso só via a si mesmo; um eco para nossas próprias crenças, tal como um Eco repetindo apenas o que dizemos e acreditamos. Um final solitário, pois acabamos sozinhos com nossas próprias ideias, cegos aos pontos de vista contrários. Nos tornamos ignorantes, capacitados apenas de suportar o que nos convém.
Comments
Displaying 0 of 0 comments ( View all | Add Comment )