Kaiju No. 8

Recentemente, assisti um anime, cujo o nome é o do título, e como foi uma animação muito interessante e divertida, resolvi não falar só sobre o anime em si mas também sobre como surgiu os Kaijus, que são provenientes da cultura japonesa, pois, por mais que não seja tão comum se referir ao Godzilla como um Kaiju, ele é e também é o mais conhecido, até mesmo se você nunca assistiu algum dos filmes dele.



História do anime

No mundo criado por Naoya Matsumoto, o Japão é o país Nº 1 em incidentes com Kaijus. O trabalho da Tropa de Defesa é dar conta desses monstros antes que civis sejam atingidos, enquanto o setor de limpeza retira os restos mortais e direciona cada parte do monstro para um setor da indústria local, girando o capital do país. (Engraçado que agora enquanto eu estou escrevendo, o capitalismo conseguiu achar uma forma de se sobressair até nas mortes dos monstros KKKKKKK)

A idade máxima para entrar na Tropa de Defesa foi aumentada para 33 anos, o que fez com que Kafka Hibino – o protagonista de 32 anos – tivesse uma última chance para entrar na equipe se tornar tão conhecido quanto Mina Ashiro, a capitã de uma das divisões. Hibino terá uma árdua jornada pela frente, para realizar seu sonho de ser um soldado e para entender o que está acontecendo com ele ao longo dessa história.

Kafka Hibino, ainda criança, jurou se tornar um membro da tropa de defesa, porém, com 32 anos, ele já havia desistido da ideia após nunca passar nos testes para se tornar um membro da tropa, mas tudo mudou ao conhecer um jovem de 18 anos chamado Reno Ichikawa. Com o passar do tempo eles acabam se tornando amigos, contudo, em uma das limpezas que ambos trabalhavam juntos, eles acabam sendo atacados e parando no hospital. Enquanto ambos estavam hospitalizados depois do incidente, Hibino acaba se transformando em um Kaiju. Ele se torna um Kaiju humanoide ultra poderoso e com consciência de seus atos e, com isso, ele muda seu destino e a história se desenvolve a partir deste plot.


Como surgiu os Kaijus?


Kaiju é uma palavra japonesa proveniente de lendas do Japão, e era usada para descrever monstros e criaturas fantásticas. Kaiju significa literalmente "Besta estranha", e acabou servindo como título para um subgênero da ficção científica, criado pelos diretores Eiji Tsuburaya e Ishiro Honda, mentes por trás de Godzilla. O termo normalmente é utilizado para chamar esse tipo de monstros gigantes, que surgem para ameaçar a humanidade, nivelando cidades e deixando um rastro de destruição e caos. Apesar deles terem surgido como uma metáfora às armas nucleares, um tópico bastante sensível para o Japão pós-Segunda Guerra Mundial, eles ficaram conhecidos como o início de uma franquia pautada pelo espetáculo. 


Existem diversos mitos e lendas relacionados aos Kaijus, que variam de acordo com a cultura e a região em que são contados. Alguns acreditam que os Kaijus são seres ancestrais, protetores da natureza, enquanto outros os veem como criaturas malignas e destrutivas.




Infelizmente, não achei nenhuma lenda do japão em si e por isso fiquei realmente nessa dúvida se Kaijus são originários da cultura japonesa ou eles surgiram mesmo por conta da Segunda Guerra Mundial, pois, a palavra já existia no vocabulário japonês então pode ser que seja só uma expressão ou algo nativo do país. Bom, espero que vocês tenham gostado de ver um pouquinho mais sobre um “ser” que, por mais que a gente não perceba, sempre aparece em alguns locais e marcaram o mundo.


Até a próxima :)




0 Kudos

Comments

Displaying 0 of 0 comments ( View all | Add Comment )