Pessoas intersexo: podem ser trans ou cis?

Eu vejo poucas pessoas trazendo tópicos sobre intersexualidade, e confesso que eu mesmo me enrolei para estudar mais sobre, porém, estou aqui e farei meu trabalho de explicar algumas coisas que eu aprendo com meus estudos. 

Não vou me abster em explicações complexas, esse post tem foco em uma única pergunta, porém posso dar uma breve definição sobre: pessoas intersexuais são aquelas que possuem corpos que não se encaixam nas definições tradicionais. Alguns deles podem até mesmo terem duas genitálias, enquanto outros podem não ter nenhuma característica visível e morrer sem saber que eram pessoas intersexuais.

Mas aí muitas pessoas ficam com a dúvida em relação ao gênero dessas pessoas. Uma vez, anos atrás, eu ouvi dizer que essas pessoas são "trans e cis ao mesmo tempo", o que é uma ideia completamente errada, mas na época eu não entendia sobre. Vamos apenas dizer que, a ideia de ser trans e cis ao mesmo tempo é absurda por si só, poupemos explicações.

Sendo direto sobre a pergunta do título, pessoas intersexuais podem ser trans, mas não  podem ser cis. Mas por quê? Mesmo pessoas intersexuais acabam por ter um gênero imposto da mesma forma que nós, perisexuais. Se uma pessoa intersexual é designada ao gênero feminino e se descobre como não binária, ela é trans. é bastante simples na questão da transgeneridade: se você se identifica com um gênero diferente do que te foi imposto, você é trans.

Mas se uma pessoa intersexual pode ser trans, porque ela não pode ser cis? Porque cis é um termo que inclui apenas pessoas perisexuais.

Vamos trabalhar uma lógica aqui, tudo bem? Pessoas cis se definem como pessoas que se identificam com o genero designado e que possuem corpos que são tradicionalmente atribuidos ao seu genero. Intersexuais, por outro lado, sofrem porque seus corpos não se encaixam nesse padrão de binariedade que foi imposto e, colocá-los numa caixinha com pessoas cis também seria ignorar que cisgenero é uma norma.

Copiarei um trecho de outro blog, que fala sobre a heterossexualidade, e então vocês entenderão meu ponto:

"Bem, hétero é uma identidade como as demais. Porém, ao contrário delas, hétero é uma norma. Hétero é um ideal, um status de poder, e serve sistematicamente como um molde para o que seria uma orientação correta, aceitável, e possível de existir. Há pessoas que se encaixam nessa norma, e tudo bem. Isso não invalida suas experiências de vida."

Dito isso, podemos continuar a desenvolver nossa lógica...

A cisgeneridade, assim como a heterossexualidade, é uma norma. É o molde ideal da sociedade e, ser cis é sim uma condição de poder na nossa sociedade. Ser cis, hetero, perisexo e alo é o que é colocado como correto, e tudo que saia disso se sujeita a ser excluído e abominado na sociedade. Assim como a heterossexualidade não inclui atração por não-binários, porque se baseia no binarismo, a cisgenaridade também não inclui pessoas intersexo, pois essas não possuem "corpos adequados aos seu generos". Por isso, o termo usado para pessoas intesexuais que se identificam com o gênero que lhes foi atribuído é "ipsogenero".

Provavelmente farei edições mais tarde, mas acho importante falar sobre isso o quanto antes. De qualquer forma, espero que esse texto tenha sido útil de alguma forma. E se alguém souber algum termo que não seja "intersexual" e "perisexual", me avise, pois eu pessoalmente sinto que não é correto usar termos que trazem uma ideia de sexualidade.

É isso, obrigado por ler! O blog citado está aqui.


0 Kudos

Comments

Displaying 0 of 0 comments ( View all | Add Comment )