A desumanização dos presidiários.

Não sou um especialista, então posso estar falando muita bobagem, mas esse é apenas o MEU ponto de vista. Se sintam livres para discordarem, porque sei que é um assunto polêmico. (como vocês podem ver se olhar o meu blog, a desumanização é algo que me afeta muito.)

Em minha opinião, o mundo falhou muito com o sistema de cárcere. Todo mundo sabe que a prisão não funciona. Até porque se funcionasse, não teríamos mais tantos crimes acontecendo TODOS OS DIAS. Mas o fato da prisão ser falha não se diz só a nossa proteção, mas a dos presos.

Esse não é um blog para defender criminosos. Porque eles fizeram as coisas que os levou até o presídio por(em sua grande maioria) vontade própria. Mas isso não tira o fato de que eles são humanos. E os humanos TEM o direito humano. O que perdemos nas prisões. 

Creio que todos nós sabemos as coisas que acontecem nas cadeias. Estupro, tortura, mal alimentação, muitas doenças e etc. Isso é desumano. (Não digo que eles não merecem, não estamos aqui para debater o mérito de ser torturados, mas falando disso, sim, eu acho que todo estuprador merece o inferno da cadeia.) A grande maioria dos presos (isso são 44%, de acordo com minhas fontes) é de jovens entre 18 e 29 anos. E a maioria das pessoas (51%) está presa por crimes contra o patrimônio. E em relação as mulheres, crimes com relação a drogas. Agora me digam, isso é passível de perder seus direitos humanos, sendo torturado, estuprado e maltratado todos os dias? E não falamos apenas sobre o período de tempo na cadeia que isso representa(imagina você, com seus 18 anos, ser preso e torturado por 20 anos. Mais tempo do que viveu em liberdade) mas fora da cadeia também. Ao sair, você dificilmente irá conseguir voltar a sociedade limpo e conseguir se estabilizar. Ninguém o contratará e você provavelmente irá ser obrigado a voltar a vida do crime. Sua escolha ruim custou sua vida inteira. 

Dou um exemplo sobre um livro, bem conhecido mas que provavelmente todos que lerão isso não terão lido. Mas, se você tiver tempo, é uma ótima leitura. O livro os miseráveis. Jean foi preso por 20 anos por roubar pão para sua família pobre. Isso o fez acreditar que ele era um monstro sem dignidade, que mesmo após sair da cadeia continuou roubando. Até que chega um ponto em que ele não aguenta mais e desaba. Decidido a mudar de vida. Jean era uma pessoa boa. Um homem bom. Mas o mundo não foi gentil com ele, e o fez acreditar que ele era o monstro.

Desde a pandemia, a situação dos presídios piorou. A violência e a negação dos direitos só aumenta, tornando ainda mais difícil de se ter acesso a saúde, remédios e a dignidade. 

Sei que é difícil sentir pena, porque não se deve sentir mesmo. Mas se sentir empatia porque somos todos humanos. Mas se você não consegue sentir empatia mesmo assim, pense nas pessoas presas injustamente( 80% das vítimas de prisão injusta, isso é, ser identificado errado, são homens negros. Que engraçado, não?) Elas estão pagando algo que nem cometeu, e isso destruirá a vida inteira dela. Ser estuprada, torturada, pegar doenças que dificilmente serão tratadas... nada que o estado poderia dar a elas seriam o suficiente. A prisão é um trauma, a prisão é um inferno na terra. A prisão é desumana. E ninguém lutará pelos direitos deles, porque afinal, desde que eles receberam o título de "culpado" eles deixaram de serem humanos. Agora eles são piores que bichos, agora eles são vermes. 

quando penso em cadeia, eu só consigo lembrar de George Stinney. Pobre garoto, ele só tinha 14 anos. E ninguém lutou por ele. E ninguém lutará pelos próximos Georges que virem a existir. Uma pessoa que é presa por drogas irá sofrer a mesma punição que uma pessoa presa por estupro. Isso não está certo.

Ao meu ver, a cadeia é uma desculpa para termos sacos de bancada sem nos sentimos culpados. 

A cadeia é uma punição, e não uma ressocialização. E quem está lá dentro nunca teve a chance de ser educado da maneira certa. 

Sharp Purple Pointer


2 Kudos

Comments

Displaying 3 of 3 comments ( View all | Add Comment )

infinito (㇏(•̀ᵥᵥ•́)ノ)

infinito (㇏(•̀ᵥᵥ•́)ノ)'s profile picture

prisões são desumanas e ineficientes, sem mencionar que existem prisões privadas onde o lucro é baseado nessa desumanização. crimes ocorrem por várias razões mas as principais são porque houve uma ruptura na coesão social, alguns exemplos são por pobreza, negligência, abuso de substâncias e desigualdade em geral.
todos esses fatores são agravados pelo sistema que nós vivemos, desigualdade não acontece por uma falha da sociedade, ela acontece porque é algo inerente do capitalismo, para que poucos tenham muita riqueza a maioria precisa viver na pobreza sendo explorada.
a abolição do capitalismo é essencial para que se reduza ao máximo as causas estruturais do crime, se cada pessoa tivesse suas necessidades atendidas uma grande do crime desaparecia, em consequência disso poderíamos repensar uma solução alternativa baseada em reabilitação e reintegração que de fato funcione e abolir as prisões.
não temos todas as respostas, mas o fato de prisões serem desumanas já é o suficiente para entender que elas não deveriam existir. enfim, quem mais causa dano para a sociedade no geral não está preso, estão soltos e lucrando com isso. esse trecho da internacional já dizia:
"Crime de rico a lei o cobre
O Estado esmaga o oprimido
Não há direitos para o pobre
Ao rico tudo é permitido"


Report Comment



você disse TUDO o que eu não consegui dizer, obrigado infinito

by Y3k_Nath; ; Report

maciel

maciel's profile picture

mano, vou ser sincero: eu sempre pensei do mesmo modo mas sempre ficava com um pé atrás, porque simplesmente o tipo de gente que acaba merecendo a ser torturada não se esforça pra ser humano de novo. eu também acredito muito na ressocialização, mas é um bagulho muito utópico ao meu ver


Report Comment



eu acho difícil se ser passível de ser torturado cara, ao meu ver apenas estupradores e matadores a sangue frio merecem isso(e talvez mais alguns que eu não lembre agora) o que na maior parte não é, então ao meu ver deveríamos ouvir a maioria e queimar os que fodem tudo Mas é utópico mesmo. Ninguém nunca vai lutar por eles, e eu entendo isso

by Y3k_Nath; ; Report

Y3k_Nath

Y3k_Nath's profile picture

um adendo que eu não soube onde encaixar no blog: Eu acho que toda ação tem que ter sua reação. Roubou? Então pague por seus atos. E isso vale pra TODO CRIME. Então, se um homem matou sua filha, e você vai lá e mata ele, ótimo, estou do seu lado. Mas você precisa pagar pelo que você fez. Ação e reação. É triste, mas é a verdade. Se não fosse assim, todos matariam pelo que eles acham justo.


Report Comment